26 junho, 2007

Nando Reis

O ano era 1999, eu ligava o rádio a qualquer hora e em qualquer estação e lá estava a Cássia Eller cantando “O Segundo Sol”. Ouvia e não me cansava de ouvir, e como não deixo nada – ou quase nada – passar despercebido, fiquei me perguntando que diabos era aquele tal de segundo sol. Analisei a música sob o ponto de vista romântico, que me parecia o mais apropriado e realmente era, e me deparei com um achado extraordinário: o segundo sol é o amor. A partir disso toda a música teve um novo significado, o amor chegou para realinhar a órbita dos planetas, unir duas pessoas, derrubando com um assombro exemplar o que os astrônomos diriam se tratar de um outro cometa; os astrônomos, as pessoas que observam a aparição desse novo sol, o amor, julgando ser uma coisa passageira como um cometa, uma paixão efêmera. Nesse momento não só descobri uma poesia surpreendente em uma música popular, como também reconheci um cara ainda mais surpreendente: Nando Reis. Reconheci porque naturalmente já o conhecia como o baixista ruivo e acanhado dos Titãs, mas ainda não conhecia o grande compositor que era. Fui ao show dele em São Paulo e tive uma nova surpresa: Nando Reis com o seu jeito tímido e calmo é um verdadeiro show-man, tem uma presença de palco monstruosa e uma energia ainda maior que cria entre ele e todas as pessoas que o assistem uma intensa ligação de amizade. Contagia com seu ritmo e emociona com suas belas letras. Não tem medo do óbvio e conquista cantando o que seu público quer ouvir, se desprende de conceitos e canta todos os seus sucessos, mesmo aqueles que ficaram famosos com outros artistas, e tem com isso um resultado felicíssimo. Gosta de conversar com o público, muito bem articulado, contava histórias engraçadas sobre sua vida, sobretudo sobre seus filhos, inclusive canta duas músicas que fez para dois deles: “O Mundo é Bão Sebastião” que abre o show e “Espatódea” para sua filha Zoé, a única com os cabelos alaranjados como os dele. Uma música em particular me tocou profundamente nesse dia, pois além de a escutar realmente ouvindo o que ela dizia, ela falava sobre tudo o que eu estava passando e sentindo: a música “N”, que fala da distância entre ele e sua mulher Nani, pois vivem em cidades diferentes, e a letra inicial de seus nomes que os ligam e os impedem de se separar. Uma música linda com toda a sua simplicidade e honestidade. Saí do espetáculo desse admirável artista com uma sensação de bem estar físico e espiritual como só dão os prazeres do copo e da mesa, quando se está com sede ou fome, e os da cama quando se ama. A vida ardia sem explicação.

<$BlogItemCommentsCount$> Comentários:

Blogger Thera Fajyn disse...

Todas as coisas ganham novos significados quando se ama não?

27/6/07 09:15  
Blogger Renée disse...

duas coisas:
como ex-amiga de classe:
- Puta que Pariu! Você seria bom jornalista, pelo menos esse texto tá muito mais jornalistico de que alguns textos da nossa ou minha turminha!

como amiguinha:
= )
lá lá , blá blá de sempre

beijos

29/6/07 12:27  
Anonymous Anónimo disse...

Nem daria pra ser diferente, muito menos se tentasse ser igual. Semelhante aquilo que é e está sendo descoberto cada vez que a magia acontece, imaginando saber mesmo como se faz o sorriso da filha dele. Deve ser puro, singelo e simples. Deve se inesquecível e marcante. Se tivesse estampado atrás naquele telão brindaria com todos nós (eu, você e nossos amigos) uma excelente noite, uma de muitas outras que ainda estarão por vir. Bem-estar de liberdade ainda que atado com as mãos dadas. Excelente show na melhor das melhores companhias.
Ah tá, já ia me equecendo: adorei o texto, com certeza, bem jornalístico. rs rs rs.
Se cuida. Saudades.

1/7/07 17:58  
Anonymous Anónimo disse...

É ... pensando bem, nem eu entendi direito a frase ... rs. Vai ver, nem é pra entender mesmo, digamos que nesse comentário, ao invés dos fins justificarem os meios, justificou o começo ... rs. Ah... faz um esforço vai ... da próxima vez vou ler e reler pra não ter que voltar aqui pra ver se escrevi alguma besteira! Deleta aí do seu baú na sua mente e guarda só o importante lá no coração ... Ai, ai...que brega!
Bjo

12/7/07 16:24  
Blogger Clóvis Struchel disse...

A letra de "O segundo sol" é um absurdo de genialidade.
E o Nando é um grande cara.

:)

14/7/07 17:01  
Blogger Thera Fajyn disse...

Você sabia que o seu feed está doidão? Hoje apareceram 3 postagens: Luiza, Minha Gutarra e Eu Blues e Canção em Lá com Sétima Aumentada. Como o Blogger conseguiu fazer essa proeza eu sinceramente não sei! oO

26/7/07 12:08  
Anonymous Anónimo disse...

Da para contar nos dedos de uma mão os bons compositores brasileiros hoje em dia. E o Nando Reis é um deles.
Ele é sagaz.

10/8/07 18:05  
Blogger Roberta Estevam disse...

Link o seu blog no meu. :)

5/9/07 17:04  
Blogger Renée disse...

toma vergonha na cara e post outro texto.

e aqui como faz para linkar outros blogs?? sou burra mesmo, me ensina. rssr

bj

16/10/07 15:50  
Blogger Thera Fajyn disse...

Usa a tag Texto, como em Aritmante!

Bruno, toma vergonha e atualiza essa bagaça! Dizem que o álcool estimula a produção artística, prove!

25/10/07 18:20  
Blogger Thera Fajyn disse...

Esse blogger...
A tag é "" e o texto que você quer com o link. Daí escreve "!

Espero ter ajudado renée!

25/10/07 18:22  
Blogger Renée disse...

Obrigada, thera fajyn!


e o Bruno continua sem postar...hunf hunf

27/10/07 16:56  
Blogger Bruno Guima disse...

e aí, cara? só hoje vi que você também é blogueiro... mas já faz um tempo que não escreves, né?

11/11/07 12:00  
Blogger Michele disse...

Sempre gostei muito do Nando (e da Cássia) e essa música, em particular, acho fantástica! No entanto, nunca tinha parado pra pensar nesse tal segundo sol. Incrível sua sensibilidade para percebê-la e decifrá-la. Sem dúvida, ouvi-la agora terá um novo significado! :)

Muito bom seu blog!

..
*

17/11/07 19:46  
Blogger Byatriz disse...

fala denteeeee!!! ehehhe
to adorando seu livroo...mas amanha terei que entrega-lo pro marcão heheh...mas vleu mesmoo...jah tive uma distraçao para as horas vagas...
bjao pra tii ;**
adorei teu blog!!

14/1/08 15:53  
Blogger Renée disse...

isso aqui está com teia de aranha já!!!!!!!!!!!!!

11/2/08 23:55  
Blogger Mariana disse...

alguém me disse que ia atualizar isso em 2007 ainda...
aproveita as férias!
=)

6/3/08 23:18  
Anonymous Anónimo disse...

Essa música é uma referencia clara a aproximação do planeta nibirus, que está prevista para 2012, a aproximação deste astro causara mudanças climáticas terríveis na terra. É so pesquisar sobre o assunto Nibirus 2012.

13/4/09 10:57  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sou o Márcio e realmente não sei como ela já sabia disso, mas não tem nada haver como amor, é realmente sobre esse astro que muitos astronomos jugam ser uma estrela anã marrom, mas precisamente um Segundo Sol.

Depois que fiquei sabendo deste assunto liguei a música a ele.
É só ver este trecho da música:

Eu só queria te contar
Que eu fui lá fora
E vi dois sóis num dia
E a vida que ardia
Sem explicação...

E realmente, se esse treco chegar até nós vai ARDER mesmo.

12/8/09 16:13  
Anonymous Elisabete disse...

Ei gatinho, vê se escreve ... isso já tá tão velhinho ... rs.

23/10/09 08:54  
Anonymous Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

10/3/10 12:32  
Anonymous Anónimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

10/3/10 12:32  
Blogger Gleire Ecar disse...

Muito bom... adorei seu texto.

21/3/10 14:29  
Anonymous Anónimo disse...

Sei lá, andei analisando a música e cheguei há uma conclusão, fui procurar na internet e deu a mesma que a sua. Só fez doer o que já ta aqui, parabéns cara!

9/8/11 19:26  
Anonymous Anónimo disse...

Vc está "romanticamente! enganado...

15/12/11 20:16  

Enviar um comentário

<< Home